Cirurgia Cardíaca
Cirurgia robótica da Vinci

Doenças cardiovasculares são um grave problema de saúde
mundial e no Brasil não é diferente. Você sabia que elas estão entre as
principais causas de morte e de incapacidade? ¹

Conheça as principais que podem levar a complicações cardíacas

Hipertensão arterial

Também conhecida como pressão alta, ocorre quando a pressão se mantém com frequência acima de 14/9 ou 140/90. Pode ser genética ou influenciada por fatores comportamentais como fumo, obesidade, alimentação, idade, entre outros. ²

Aterosclerose

É quando os vasos sanguíneos conhecidos como artérias são obstruídos parcial ou totalmente por um acúmulo de gordura nas paredes ou, ainda, por uma mistura de gordura e cálcio, reduzindo a oxigenação dos tecidos. ³

Diabetes

É um conjunto de sintomas metabólicos caracterizados pelo aumento do açúcar no sangue (glicemia)  que ocorre por deficiência na produção de insulina pelo pâncreas. A grande quantidade de glicose no sangue pode levar à obstrução dos vasos, dentre eles, os que nutrem o coração (coronárias) com consequentes problemas cardíacos. ⁴

Mesmo com os cuidados pessoais em dia, pode acontecer o adoecimento do coração. As doenças mais comuns são: insuficiência coronária com ou sem infarto do miocárdio ou ainda as  doenças valvares (adoecimento de uma ou mais válvulas do coração). Nesses casos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado e você pode ser cuidado com a tecnologia robótica.

As principais causas do desenvolvimento dessas doenças estão relacionadas a hábitos de vida pouco saudáveis, portanto o melhor caminho para manter a saúde cardiovascular é evitando o tabagismo, mantendo o peso dentro dos limites saudáveis, fazendo exercícios físicos regularmente, evitando alimentos ricos em sal, gordura e açúcar, procurando reduzir o estresse diário, entre outros. ¹ ⁵

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definição dos riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente,  conforme estágio da doença e condições clínicas.  Converse com seu cirurgião sobre os resultados cirúrgicos com o uso do sistema da Vinci!

Infarto do miocárdio ⁶ ⁷

A Doença

O Infarto do Miocárdio, ou ataque cardíaco, acontece quando o fluxo de sangue para o coração é interrompido por um coágulo, causando a morte de parte desse músculo que ficou sem oxigenação. Esse coágulo geralmente é resultado da formação de placas de gordura nos vasos, uma doença chamada aterosclerose, mas pode ter outras causas.

 

Diagnóstico

O sintoma mais comum de infarto é a dor na região do peito, que irradia para o braço esquerdo ou, até mesmo, para costas e rosto. Essa dor pode vir acompanhada de aperto no peito, falta de ar, desmaio, entre outros.

Seu diagnóstico geralmente é feito com o exame eletrocardiogramaa (ECG) e pode ser auxiliado, também, pela realização de exames de sangue.

Essa é uma situação de emergência que deve receber cuidados médicos imediatos.

 

Tratamento

O tipo de tratamento varia de acordo com as artérias obstruídas e com a extensão do coração afetado pelo infarto.  Um dos tratamentos possíveis é a utilização de stents, que é uma estrutura metálica colocada no vaso de forma minimamente invasiva com o objetivo de manter a passagem do sangue aberta. Outra opção é a cirurgia de revascularização do miocárdio, também conhecida como ponte de safena ou ponte de mamária, na qual são usados outros vasos do paciente para fazer um desvio do fluxo de sangue, contornando a obstrução e possibilitando a chegada do sangue para a região acometida do coração. Essa última pode ser feita por meio de cirurgia aberta ou minimamente invasiva, sendo a cirurgia minimamente robótica uma excelente opção. 

Doeças vasculares ⁸ ⁹

A Doença

O coração possui quatro válvulas: aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar. Qualquer uma delas pode ser acometida por alguma doença, sendo o mais comum a estenose – que é quando a válvula está enrijecida, comprometendo sua funcionalidade – ou insuficiência – que é um comprometimento da estrutura da válvula, fazendo com que ela não se feche corretamente.

Quando o funcionamento das válvulas está comprometido, o fluxo de sangue não consegue seguir seu trajeto normal, fazendo com que o coração seja sobrecarregado e que partes importantes do seu corpo, como o cérebro, não recebam oxigenação suficiente.

Alguns fatores de risco para essas doenças são: idade, doenças congênitas e doença reumática, entre outros.

 

Diagnóstico

Inicialmente, quando a doença ainda não está muito desenvolvida, o paciente pode seguir sem apresentar sintomas. Entretanto, com a evolução do quadro, os principais sintomas que aparecem quando alguma válvula está comprometida são dor no peito, tontura, palpitação, podendo haver até desmaios, entre outros.

O diagnóstico é feito principalmente com o auxílio de exames de imagem, como o ecocardiograma e a ressonância magnética.

 

Tratamento

Existem diversas linhas de tratamento que podem ser seguidas, mas em muitos casos o melhor tratamento indicado é o cirúrgico. Caso você precise de uma cirurgia cardíaca, isso significa que a sua válvula precisa ser reparada ou trocada por uma nova, que pode ser metálica ou biológica. Nesse caso, existe a opção de fazer a cirurgia aberta, ou seja, onde será feita uma grande incisão no peito e o cirurgião terá acesso direto ao coração, ou a opção da cirurgia minimamente invasiva robótica, onde serão feitas alguns pequenos cortes na região do tórax e o cirurgião utilizará a plataforma robótica da Vinci e todos seus recursos para operá-lo. 

O que podemos fazer por você hoje?

Referências:

1. Estratégia de Saúde Cardiovascular na Atenção Primária à Saúde – Instrutivo para profissionais e gestores. Ministério da Saúde, 2022. Disponível em http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_ecvok.pdf. Acessado em 02/12/2022.
2. https://bvsms.saude.gov.br/hipertensao-18/
3. https://bvsms.saude.gov.br/aterosclerose-e-arteriosclerose/
4. https://bvsms.saude.gov.br/diabetes/
5. https://bvsms.saude.gov.br/saude-do-coracao/
6. https://bvsms.saude.gov.br/ataque-cardiaco-infarto/
7. Atualização Terapêutica: Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva – Poffo, Robisnson. einstein: Educ Contin Saúde. 2009;7(4 Pt 2): 206-10 . Disponível em https://institutopoffo.com/wp-content/uploads/pdf/4.Atualizacao%20terapeutica%20Cirurgia%20card%C3%ADaca%20minimamente%20invasiva.pdf
8. https://hospitalsiriolibanes.org.br/centro-de-cardiologia/doencas-valvares
9. https://www.hospitalmoriah.com.br/cardiologia/valvar/#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20valvares%20s%C3%A3o%20o,em%20decorr%C3%AAncia%20de%20patologias%20adquiridas.
10. Robotic mitral valve surgery in Latin America Paola K. Montanhesi1 , Sergio A. F. Curcio2,3,4, Robinson Poffo2,3,4 1 Division of Cardiac Surgery, Department of Surgery, Schulich School of Medicine and Dentistry, Western University, London, ON, Canada; 2 Instituto Poffo de Cirurgia Cardiovascular, São Paulo, SP, Brazil; 3 Instituto de Doenças Valvares, Hospital Moriah, São Paulo, SP, Brazil; 4 Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brazil Correspondence to: Robinson Poffo, MD, MSc. Instituto Poffo de Cirurgia Cardiovascular, Alameda dos Guaramonis, 1176, Sala 41, 04076-012, São Paulo, SP, Brazil. Email: drpoffo@institutopoffo.com.
11. Robotic surgery in Cardiology: a safe and effective procedure Cirurgia robótica em Cardiologia: um procedimento seguro e efetivo Robinson Poffo1 , Alisson Parrilha Toschi1 , Renato Bastos Pope1 , Alex Luiz Celullare1 , Anderson Benício1 , Claudio Henrique Fischer1 , Marcelo Luiz Campos Vieira1 , Alexandre Teruya1 , Dina Mie Hatanaka1 , Gabriel Franzin Rusca1 , Marcia Makdisse1
12. Robotic cardiac surgery in Brazil Robinson Poffo, Alisson P. Toschi, Renato B. Pope, Paola K. Montanhesi, Ricardo S. Santos, Alexandre Teruya, Dina M. Hatanaka, Gabriel F. Rusca, Claudio H. Fischer, Marcelo C. Vieira, Marcia R. Makdisse Centro de Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva e Robótica, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brazil Correspondence to: Robinson Poffo. Av. Albert Einstein, 672/701, Bloco A-1, 4 andar, sala 421, CEP 05652-901, Sao Paulo, SP, Brazil. Email: robinson.poffo@einstein.br.